Clique para ouvir esse texto
Envie para um amigo Envie para um amigo Texto Para Impressão Texto para impressão


SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL


28 de março de 2014

UPA 24H INAUGURADA EM SIMÕES FILHO BENEFICIA 200 MIL PESSOAS

A manicure Juciara Melo, 48 anos, foi a primeira pessoa atendida na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Com investimento de R$ 2 milhões e cerca de 150 funcionários, a UPA, inaugurada pelo governador Jaques Wagner nesta sexta-feira (28), beneficia 200 mil pessoas e tem capacidade para atender até 300 pacientes por dia.

"Eu passava aqui perto, falando ao celular, e senti que estava tudo rodando. As pessoas me ampararam e trouxeram rapidamente para cá. Fui atendida, a pressão estava alta, agora já estou bem", contou Juciara. Outra pessoa que já utilizou a UPA é a professora Joanita Alcântara, 62. "Eu moro perto. São nove pessoas lá em casa, adultos e crianças. Para sermos atendidos, precisávamos ir cedo ao centro da cidade ou a Salvador, pegar fila e voltar de noite. Agora temos assistência perto de casa".

Para o governador, "o momento mais delicado de uma família é quando tem alguém doente, precisando de consulta, exame, ou de UTI [Unidade de Tratamento Intensivo] para salvar uma vida. Por isso, já fizemos 530 Postos de Saúde da Família na Bahia, construímos cinco hospitais, e inauguramos 19 UPAs, como essa de Simões Filho. A meta é chega a 80 equipamentos iguais a este".

Segundo o secretário estadual da Saúde, Washington Couto, a UPA funciona com o serviço de classificação de risco e 97% dos casos geralmente são resolvidos na unidade. "A pessoa chega e é imediatamente avaliada. De acordo com a gravidade do caso, o paciente recebe prioridade no atendimento ou aguarda até que os problemas mais sérios sejam resolvidos. Outra vantagem é que desafoga os hospitais. Os pacientes passam por aqui antes e só são encaminhados ao hospital se o caso for mais grave".

Secom
UPA/inaugura Simões Filho

 

Veja Mais Notícias >>

Esta notícia foi visualizada 41 vezes.
 

Página InicialContatoLinksMapa do Site

A SESABPlanejamentoAçõesPrevenção de Doenças
Utilidade PúblicaComunicaçãoDados da Saúde na Bahia